INSONIA

O QUE É INSÔNIA
A insônia quer dizer, ausência de sono. A pessoa que sofre de insônia, é aquela que apresenta grande dificuldade para dormir ou que não consegue continuar no sono por muito tempo. Assim, prejudicando o funcionamento saudável do corpo no dia seguinte, ocasionando falta de produtividade durante o dia. Podendo também, ocasionar diversos distúrbios psicológicos e físicos. Esse é um problema tão comum e presente nos dias de hoje, principalmente para as pessoas das grandes cidades, com muitas tarefas.
SINTOMAS DA INSÔNIA
*Cansaço;
*Sonolência;
*Falta de concentração;
*Alterações da memória;
*Irritabilidade;
*Ansiedade;
*Dor de cabeça; entre outros.

CAUSAS DA INSÔNIA
A insônia pode ser causada por diversos fatores, dentre eles estão:
*Stress;
*Depressão e ansiedade;
*Maus hábitos relacionados ao sono (trocar o dia pela noite)
*Maus hábitos alimentares
*Dependência química
*Doenças orgânicas
*Consumo excessivo de drogas e medicamentos.

TIPOS DE INSÔNIA
Tem-se três tipos de insônia, definidos pelo momento da noite em que ocorrem: INICIAL:   dificuldade de iniciar o sono com queixa de mais de 30 minutos de latência para o sono.
INTERMEDIARIA: Quando a pessoa acorda várias vezes durante o período do sono noturno, porém volta a dormir após um curto espaço de tempo.
FINAL:   Onde acorda precocemente pela manhã, geralmente na madrugada, não conseguindo retomar o sono.

E elas podem ser na forma transitória onde ocorre apenas por algumas noites,  ou crônica , onde persiste após mais de três semanas, associada a quadros de depressão e ansiedade. Convém salientar que a insônia nunca começa crônica. Inicia-se de forma transitória ou de pequena duração e se unifica à medida que não é diagnosticada e tratada.

TRATAMENTO

Existem várias formas de tratamento, que dependerão da avaliação médica, em primeiro lugar mas o ideal é que a intervenção seja multidisciplinar, ou seja, mudar certos hábitos.
Faça alguma coisa relaxante antes de dormir. Isto pode ser meditação, tomar um banho ou ouvir música , criar hábito de dormir num mesmo horário, de fazer uma refeição e assim acostumar o organismo com esse método agendado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário