STRESS

Todos temos stress. Nosso corpo esta preparado para sentir stress e reagir. Ele mantém-nos em alerta para evitar o perigo. O stress não é uma doença, é apenas uma reação do nosso organismo perante determinadas situações que exijam um grande esforço emocional para serem superados.
Quando a pessoas não conseguem lidar com o problema o organismo da início a uma reação (stress), que envolve o hipotálamo (no cérebro), glândulas (hipófise, tireoide), órgãos (coração, fígado e estômago) e os músculos.Quanto mais a situação durar ou se agravar, mais estressada a pessoa fica.
O que causa o stress?
 Stress pode ser causado por algo que requer uma adaptação ou mudança no nosso meio habitual. O nosso corpo reage a estas mudanças com respostas físicas, mentais e emocionais. E depende de pessoa
para pessoa, como vai lidar com estes sentimentos. Existem causas comuns:

o   A morte
o   Multidões
o   Excesso de trabalho
o   Casamento
o   Pessimismo
o   Negativismo
o   Mau humor frequente
o   Preocupação crônica
o   Gravidez
o   Prazos a cumprir
o   Problemas judiciais
o   Mudança de emprego  
o   Acidentes
o   Divórcio
o   Novo emprego
o   Reforma
o   Problemas financeiros
o   Doenças
o   Agressões políticas e socais


Sintomas do estress

O desenvolvimento do stress depende tanto da personalidade de cada um, quanto do estado de saúde, portanto as crenças, estilo de vida, doenças, valores e experiências anteriores são muito importantes para o tratamento psicoterapêutico nestes casos.
O stress tem três fases: 
Alarme – O organismo entra em estado de alerta, onde ocorrem algumas reações corporais, tais como: respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados, pressão arterial alta, tensão muscular, gastrite, entre outras.
Resistência – Persistem os sintomas da primeira fase, aumentando a possibilidade de outras ações, como: insônia, sensação de desgaste, infecções, lapsos de memória, mudança no apetite, sensibilidade emotiva excessiva, diminuição da libido, etc.
Exaustão –Possibilidade de surgir as seguintes doenças: alergias, diabetes, infecções graves, problemas respiratórios, depressão, fobias, ansiedade e também sintomas cognitivos como dificuldade de concentração, bruxismo, distúrbios no comportamento sexual, etc.
O indivíduo comprometido pelo stress tem sua qualidade de vida abalada, tornando-se menos produtivo, com maior predisposição a doenças e menor motivação para a vida social e afetiva.
Maneiras positivas de controlar e aliviar o estress:
Algumas recomendações podem incluir
*Meditação

* Exercício físicos
* Escutar música.
* Conceder um  tempo a si mesmo.
* Manter equilíbrio na vida.
* Administrar melhor o tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário